Apoio a Operações de Combate Ampliado
Sistema de Acionamentos: ferramenta de gestão de ações e recursos relativos às operações de combate aos incêndios florestais.
NÍVEL 1
Incêndio pontual e rotineiro, poder ser extinto com os recursos locais.
Atividades básicas
- Confeccionar o Relatório de Ocorrência de Incêndio (Sisfogo).
Atividades de rotina
- Enviar informações à Coordenação Nacional do Prevfogo para produção do Boletim de Monitoramento -documento diário sobre as áreas em estado de alerta. Presente no site do Sisfogo;
- A Coordenação Estadual do Prevfogo deverá acompanhar o incidente.
NÍVEL 2
O incêndio não pode ser debelado apenas com os recursos locais e dos parceiros municipais. Requer articulação com o Ibama e instituições estaduais.
Atividades básicas
- Articular a atuação de brigadas;
- Mobilizar recursos estaduais;
- Montar Sala de Situação - espaço físico onde são exercidas as funções de comando que incluem planejamento, operação, logistica e comunicação (sistematização e repasse de informações);
- Confeccionar Relatório de Ocorrência de Incêndios - ROI.
Atividades de rotina
- Enviar informações à Coordenação Nacional do Prevfogo para produção do Boletim de Monitoramento - documento diário sobre as áreas em estado de alerta. Presente no site do Sisfogo;
- Em caso de operações aéreas, o Comando de Nível 2 avaliará a pertinência e o acionamento será feito pelo Prevfogo;
- A Coordenação Nacional do Prevfogo deverá acompanhar o incidente.
NÍVEL 3
O incêndio não pode ser controlado com os recursos disponíveis. A complexidade da operação requer a mobilização de recursos do IBAMA, além de outras instituições de atuação em nível nacional.
Atividades básicas
- Caso necessário, mobilizar equipe de reforço a partir da Coordenação Nacional do Prevfogo;
- Mobilização de recursos federais;
- Montar Sala de Situação;
- Acionar Perícia;
- Confeccionar o ROI e o Relatório de Combate Ampliado;
- Avaliar o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, quando houver.
Atividades de rotina
- Enviar informações à Coordenação Nacional do Prevfogo para produção do Boletim de Monitoramento - documento diário sobre as áreas em estado de alerta. Presente no site do Sisfogo.
- Em caso de operações aéreas, o Comando de Nível 3 avaliará a pertinência e o acionamento será feito pelo Prevfogo.
O Comando em cada nível de acionamento deverá ser exercido pela pessoa ou instutição com competência técnica e/ou legal no incidente, sendo que a definição prévia dos papéis tornará as operações de combate mais eficiente.
O Comando envolve planejamento das ações, coordenação das operações de combate, logística e comunicação. À medida que o incidente aumenta em proporção, o Comando deverá delegar funções.




