Documentos Supes - GO

Centro de Triagem de Animais Silvestres PDF Imprimir E-mail

 

CETAS

Foto: Laura Wiederhecker

Foto: Léo Caetano

Foto: Léo Caetano

Os Centros de Triagem de Animais Silvestres - Cetas são gerenciados pelo Ibama ou por outras Instituições, em sistema de convênio ou parceria, por meio de termos de cooperação técnica e normalmente pertencem à instituições científicas, jardins zoológicos, empresas privadas, fundações e secretarias estaduais ou municipais.Os Cetas tem a finalidade de recepcionar, triar e tratar os animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, assim como eventualmente, receber animais silvestres de particulares que os mantinham em cativeiro doméstico.

Após serem examinados, os animais ficam em quarentena para receber nutrição adequada e sob observação, para identificar o aparecimento de possíveis doenças. Durante esse período, a equipe de técnicos do Cetas estuda o melhor destino para os animais.

O destino dos animais apreendidos, desde que não estejam na lista oficial das espécies ameaçadas de extinção, é preferencialmente, zoológicos, criadouros registrados no Ibama, e centros de pesquisa. Solturas são, sempre que possível, vinculadas a programas específicos de manejo para as diferentes espécies. Animais ameaçados de extinção são tratados de maneira especial, caso a caso, seguindo, quando existente, as recomendações de comitês internacionais.

Para instituições que queiram possuir um CETAS

Foto: Léo Caetano

Foto: Laura Wiederhecker

Foto: Laura Wiederhecker cont

 

Página: Próxima >>