Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Anuências > Químicos e biológicos > Exportação de substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal
Início do conteúdo da página

Exportação de substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal

Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 22h21 | Última atualização em Sexta, 30 de Abril de 2021, 22h55

 


 

Exportação de substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal

O Ibama é a instituição ambiental responsável pelo controle da exportação de substâncias que causam danos à Camada de Ozônio. Normalmente, tratam-se de misturas de hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e hidrofluorcarbonos (HFCs) produzidas no país.

Acesse a lista de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCMs) das substâncias controladas (.xls, 50,3KB).

Voltar para o topo

Quem deve solicitar autorização do Ibama?

As pessoas jurídicas que desejam exportar alguma das substâncias contidas na lista de substâncias controladas devem solicitar autorização do Ibama para a atividade.

Após a emissão da primeira autorização, a empresa deve realizar sua inscrição no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP) na categoria “Transporte, Terminais, Depósitos e Comércio - Comércio de produtos químicos e produtos perigosos – Protocolo de Montreal (18-10)”.

A partir da segunda autorização, no ato do requerimento, será exigido que a empresa já esteja cadastrada e com o Certificado de Regularidade na situação regular.

Voltar para o topo

Como solicitar autorização para exportar uma substância controlada?

Para solicitar autorização para exportar uma substância controlada, o interessado deve acessar o Sistema de Comercio Exterior (Siscomex) e registrar a licença de exportação. Depois disso, a empresa deve comunicar ao Ibama o número da Licença, Permissão, Certificado e outros documentos (LPCO) pelo endereço eletrônico  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O embarque da carga no Brasil só poderá ser feito após a anuência do Ibama no Siscomex.

 

Voltar para o topo

Quanto tempo leva a análise até a conclusão da solicitação?

O prazo legal é de 30 dias úteis para análise e conclusão da solicitação no Siscomex.

Voltar para o topo

Legislação

Decreto 99.280/1990 Promulga a Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio e o Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio
Instrução Normativa Ibama nº 4/2018 Regula os procedimentos de controle, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, da importação de Hidroclorofluorcarbonos - HCFC e misturas contendo HCFC, em atendimento à Decisão XIX/6 do Protocolo de Montreal
Instrução Normativa Ibama nº 5/2018

Regulamenta o controle ambiental do exercício de atividades potencialmente poluidoras referentes às substâncias sujeitas a controle e eliminação conforme o Protocolo de Montreal.

 Voltar para o topo

Mais informações

 Voltar para o topo

Contato

Acesse as formas de contato disponíveis em Fale com o Ibama.

Voltar para o topo

Fim do conteúdo da página