Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Agrotóxicos > Painéis de informações de agrotóxicos
Início do conteúdo da página

Painéis de informações de agrotóxicos

Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 12h22 | Última atualização em Segunda, 24 de Janeiro de 2022, 16h29

Painel de Informações sobre a Comercialização de Agrotóxicos e Afins no Brasil – série histórica 2009 - 2020
Painel de Informações dos Perfis Ambientais de Agrotóxicos e Afins
Perguntas frequentes

 


 

Painel de Informações sobre a Comercialização de Agrotóxicos e Afins no Brasil – série histórica 2009 - 2020

O Painel de Informações sobre a Comercialização de Agrotóxicos e Afins (série 2009 - 2020) busca ampliar a divulgação de dados acerca da comercialização de agrotóxicos no Brasil, de forma dinâmica. 

Desde 2009, o Ibama divulga Boletins Anuais de Produção, Importação, Exportação e Vendas de Agrotóxicos no Brasil a partir de informações extraídas de Relatórios de Produção, Importação, Comercialização e Exportação. Esses relatórios, constituem documentos autodeclaratórios a serem entregues semestralmente ao Ibama, por empresas importadoras, exportadoras, produtoras e formuladoras de agrotóxicos, em razão do determinado no art. 41 do Decreto n.º 4.074/2002 e conforme modelo descrito no seu Anexo VII, contendo dados de cada produto agrotóxico registrado (marca comercial), produto técnico (PT) ou formulado (PF).

Os Boletins Anuais sobre agrotóxicos, elaborados pelo Ibama, constituem, portanto, documentos informativos, construídos a partir das informações constantes nos Relatórios de Produção, Importação, Comercialização e Exportação (fonte primária), após análise e tratamento dos dados recebidos, com o objetivo de disponibilizar e dar esclarecimento, a qualquer interessado, acerca das quantidades consolidadas de ingredientes ativos de agrotóxicos, em toneladas, comercializados no ano-base de sua publicação.

Não constitui objetivo dos Boletins Anuais sobre agrotóxicos e tampouco do Painel de Informações sobre a Comercialização de Agrotóxicos, a divulgação de dados individualizados, por marcas comerciais, titulares de registro, valores relativos a estoques nas fábricas, vendas a clientes ou vendas às indústrias. A divulgação continuará sendo realizada de forma consolidada, por ingrediente ativo, em toneladas. Serão disponibilizados, portanto, os dados de ingredientes ativos relativos às vendas totais em toneladas, por Unidades da Federação (totais por UF) e por Classe de Uso. Adicionalmente, informa-se que o Ibama não dispõe de dados de comercialização de agrotóxicos por município ou por cultura agrícola.

O Painel de Informações de Agrotóxicos é uma plataforma dinâmica e interativa, aberta ao público, e que permite, ao interessado, consultar dados e informações sobre a comercialização de agrotóxicos no país de forma mais rápida e com fácil visualização. Foram utilizados recursos da ferramenta de Business Intelligence (BI). A planilha com a série histórica pode ser consultada na página de Relatórios de Comercialização de Agrotóxicos - Boletim 2020.

Esclarecemos que o Painel de Informações de Agrotóxicos poderá apresentar valores diferentes dos que já foram publicados nos diversos Boletins Anuais sobre agrotóxicos publicados pelo Ibama nos últimos anos (2009 a 2020). Isso se deve ao fato do Ibama utilizar um sistema eletrônico para o recebimento dos Relatórios de Produção, Importação, Comercialização e Exportação que possibilita às empresas se regularizem quanto à entrega de relatórios pendentes. As retificações dos Boletins Anuais também são possíveis, a partir de análises promovidas pela área técnica do Ibama, assim como, após solicitações de retificação por empresas titulares de registro, desde que devidamente justificadas. Para a divulgação do Painel de Informações de Agrotóxicos foi utilizada a base de dados de relatórios semestrais de comercialização de agrotóxicos mais atualizada que o Instituto dispõe (última atualização em dezembro/2020).

Com a implementação do Painel de Informações sobre a Comercialização de Agrotóxicos (série histórica 2009-2020), espera-se que o usuário tenha acesso a uma ferramenta de busca de informações mais moderna e eficiente, favorecendo um maior nível de transparência e de acesso à informação, o que pode estimular um maior debate sobre o emprego desses agentes. Pondera-se que a viabilização de instrumentos de divulgação da informação pode servir ao controle social acerca do uso de agrotóxicos e ao aperfeiçoamento das políticas públicas de proteção ao meio ambiente e à saúde.

Observação importante: No Painel, inicialmente, aparecerá o valor total da série histórica, selecione o ano para ter o valor anual.

Visualize no BI os dados de comercialização de agrotóxicos e afins (a série histórica será atualizada a partir do recebimento dos relatórios de comercialização de agrotóxicos e das análises técnicas necessárias para a divulgação dos dados).

Dados extraídos do Sistema Eletrônico de Relatórios Semestrais de Agrotóxicos (em atendimento ao art. 41, Decreto n.º 4.074/02).

Após o recebimento dos relatórios de comercialização enviados pelas empresas titulares de registro, o Ibama realiza análises técnicas e divulga as quantidades anuais em toneladas de ingredientes ativos. Não são divulgadas marcas comerciais e não são divulgados os titulares de registro.

Caso possua alguma sugestão, entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Voltar para o topo


Painel de Informações dos Perfis Ambientais de Agrotóxicos e Afins

O Painel de Informações dos Perfis Ambientais de Agrotóxicos divulga, de forma dinâmica, os dados e informações dispostos nos Perfis Ambientais publicados pelo Ibama a partir de 2019. Os Perfis Ambientais são uma compilação de dados e informações públicas dos ingredientes ativos de agrotóxicos, apresentados ao Ibama, por interessados no registro desses produtos, em virtude dos requisitos exigidos em regulamento e que, preferencialmente, não se encontram disponíveis em outras bases de dados acessíveis ao cidadão.

Acesse a lista de Perfis Ambientais Elaborados, além de uma lista de siglas e abreviações disponibilizadas pelo Ibama.

Recursos da ferramenta Business Intelligence (BI) foram utilizados para a construção do Painel de Informações dos Perfis Ambientais de Agrotóxicos e Afins e, a partir dessa iniciativa, poderão ser realizadas consultas diretas, conforme o interesse do usuário, sendo possível extrair planilhas de dados e realizar filtros.

O Painel de Informações dos Perfis Ambientais de Agrotóxicos e Afins é uma ferramenta de busca de informações mais moderna e eficiente que possibilita o compartilhamento com a sociedade de informações que possam ser utilizadas em iniciativas que promovam a qualidade do meio ambiente.

Visualize no BI os dados e informações sobre a identificação dos ingredientes ativos dos produtos agrotóxicos, resultados dos estudos das propriedades físico-químicas; de toxicidade a organismos não-alvo e; de comportamento ambiental em solos.

Dados extraídos da lista de Perfis ambientais elaborados pelo Ibama.

Caso possua alguma sugestão, entrar em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Voltar para o topo

 

Fim do conteúdo da página